Regimento interno

As normas e procedimentos dentro de uma instituição escolar existem para oferecer a comunidade escolar um ambiente produtivo e organizado que garanta as condições necessárias para as diversas aprendizagens.
Para o cumprimento do presente Regimento Interno é necessário um forte compromisso das famílias no sentido de ajudar seus filhos na compreensão da importância das regras para a organização da vida coletiva. 

Horário:

O horário de funcionamento da escola é das 06h15min às 19h00min. Entende-se que o período matutino inicia-se às 6h15min e encerra-se às 12h30min. E o período vespertino tem início às 13h00min e término às 19h00min. Aos alunos que antecederem ou atrasarem estes horários será cobrada taxa adicional, cujo valor encontra-se descrito no contrato de prestação de serviço.

Horário de plantão escolar diário: No início e final de cada período acontecem os plantões diários. Nestes horários não são ministradas atividades pedagógicas dirigidas, podem haver junção de turmas e as professoras responsáveis por estes momentos podem variar de um dia para o outro.

A secretaria da escola funciona das 8h00min às 11h00min e das 13h00mim às 18h00min. Para melhor atendimento recomenda-se o agendamento de horários para conversas com os diretores.

Normas disciplinares

A escola de Educação Infantil é o primeiro ambiente social que a criança é inserida. Para o bom convívio em sociedade faz-se necessário o estabelecimento de combinações (regras) para que haja respeito e convivência harmônica entre alunos, funcionários e familiares.
As regras por turma são elaboradas em conjunto entre professores e alunos no início de cada ano letivo e fixadas na sala para visualização e lembrança diária.
Para alunos que desrespeitam as regras estabelecidas a escola adota os seguintes procedimentos nesta ordem em caso de reincidência de comportamentos inadequados:

1 – Conversa com o aluno afim de identificar o motivo do desrespeito e fazer com que o mesmo entenda a consequência de seu ato.
2 – Perda do direito de realizar atividades recreativas por um tempo limitado e determinado pelo professor.
3 – Comunicação via agenda aos pais sobre o ocorrido
4 – Agendamento de reunião entre a família, pais e professora
5 – Agendamento de reunião entre a família, psicóloga escolar e direção
6 – Cancelamento de contrato

Entrada e saída de alunos:

Os alunos matriculados na escola poderão chegar à escola no horário que melhor convir para os pais, desde que sejam respeitados os horários de funcionamento do período em que estão matriculados. É importante observar que para o bom aproveitamento das atividades oferecidas faz-se necessária a frequência diária e uma rotina organizada.

É responsabilidade dos pais ou responsáveis manter a direção e professores informados a respeito das pessoas autorizadas a retirar a criança matriculada das dependências da escola. Será exigido a apresentação de documento com foto das pessoas que buscarem a criança.

Nossa escola zela diariamente pela segurança de seus alunos em todos os ambientes da escola, neste sentido pedimos a atenção redobrada das famílias e transportes escolares no embarque e desembarque das crianças, mantendo sempre o portão fechado e andando sempre as mãos dadas com as crianças para que este momento seja realizado com calma, tranquilidade e segurança.

Alimentação:

A alimentação oferecida pela escola será divulgada através do cardápio mensal. Este será enviado no grupo de watts das turmas e divulgado no site da escola. Toda alimentação descrita no cardápio elaborado pela nutricionista responsável está inclusa no valor da mensalidade. Qualquer alteração na alimentação da criança, seja por motivo de saúde ou por preferências, poderá ser trazida pela família da mesma, observando as regras de armazenamento e alimentação saudável caseira do cardápio da escola. Alunos alérgicos deverão apresentar atestado médico, comunicar mensalmente quais alimentos a criança não poderá comer e providenciar a substituição dos mesmos. Para usufruir das refeições que a escola oferece é necessário chegar à escola com no mínimo 10 minutos de antecedência do horário das refeições. A escola não oferece refeições fora dos horários estabelecidos, salvo no período adaptação da turma de Berçário.

Fica estabelecido que segunda-feira será o dia do lanche livre. Neste dia os alunos do período integral deverão trazer lanche para o café da manhã, lanche 1 e outro para Lanche 2. Quem frequenta somente o período matutino deverá trazer lanche para o café da manhã. E os alunos do período da tarde devem trazer lanche 1 e lanche 2. Os lanches devem conter um alimento e uma bebida e virem dentro de uma lancheira. Os alimentos que necessitam de armazenamento na geladeira deverão conter o nome da criança em local visível. Alimentos e/ou bebidas sem nome serão armazenados somente na lancheira.
ATENÇÃO: Não é permitido o consumo de bolacha recheada e/ou waffer, chips, bolos recheados, brigadeiros, chocolates, balas, chicletes e demais guloseimas, salgados fritos (pastel, risólis, coxinha, entre outros), lanches industrializados (X-Burger e similares), batata frita, pizza industrializada, refrigerante nas dependências da escola. Para comemoração de aniversários verificar a lista de alimentos liberada somente para essa data.

Horário das refeições:

Café da manhã:
8h30min (todas as turmas)

Almoço:
Berçário e Infantil I – 10h30min
Período integral (alunos que dormem) – 10h30min
Período integral (alunos que não dormem) – 11h00min
Apoio escolar – 12h00min às 12h30min

Lanche I (frutas):

Berçário e Infantil I – 13h00mim
Infantil II, Infantil III e Infantil IV – 13h30min
Infantil V e Apoio Escolar – 14h00min

Jantar:

Berçário e Infantil I – 15h00min

Lanche II:

Infantil II, Infantil III e Infantil IV – 15h30min
Infantil V e Apoio Pedagógico – 16h00min

Comemoração de aniversários na escola:

A comemoração do aniversário de cada aluno (a) deverá ocorrer apenas para turma em que a criança frequenta. Podem participar da festa apenas 2 adultos da família. É permitido comemorar aniversário nas seguintes turmas: Infantil II, Infantil III, Infantil IV, Infantil V e Apoio Escolar. É obrigatório o envio de convites com no mínimo 3 dias de antecedência da festa para que as famílias tenham conhecimento que aquela refeição não será oferecida pela escola. O convite deverá vir preenchido de casa. A comemoração ocorrerá dentro da sala de aula. Não é permitido a colocação de painéis nas paredes. As famílias que optarem pela colocação de balões, toalhas de mesa, pratos, talheres entre outros adornos na mesa deverão chegar na escola meia hora antes para realizar a arrumação. O horário da comemoração no período matutino será no café da manhã e à tarde será no Lanche II. Para as comemorações de aniversário será permitido o consumo de bolo, salgadinhos fritos ou assados, sucos e brigadeiros. As quantidades de alimentos que deverão ser trazidos devem ser questionadas à professora da turma.

Saúde da criança:

Só serão ministrados medicamentos com a anotação dos pais, na agenda, desde que os mesmos venham de casa, acompanhados de receita médica e com o nome da criança. A escola não se responsabiliza por reações alérgicas provocadas por medicamentos. Para antitérmicos a escola aceitará receita anual com registro do ano letivo.

Quando a criança apresentar doença infectocontagiosa, resfriado ou febre, deverá permanecer em casa, respeitando o período de descanso necessário. Ao retornar para escola deverá apresentar atestado médico de apto a voltar à escola.

O aluno que apresentar SINTOMAS DE VIROSE será encaminhado para averiguação médica e somente poderá retornar para a escola mediante atestado, expedido pelo médico, garantindo ausência de risco de contaminação coletiva. Caso a criança chegue à escola apresentando sintomas de alguma doença infectocontagiosa ou durante o período da escola apresente algum sintoma suspeito, a família será imediatamente informada para buscar a criança na escola e encaminhar ao médico para a devida averiguação e orientação, podendo retornar a escola, apenas se apresentar atestado médico

A escola não realiza coleta de exames laboratoriais e nebulizações.

Para atendimento de emergências e urgências ocorridos dentro das dependências da escola possuímos convênio com o SOS Unimed. Sempre que necessário o acionamento deste serviço a família do aluno será comunicada.

Itens pessoais:

Fica proibido para as turmas de Berçário e Infantil I o uso de adereços de cabelo pequenos, devido ao risco de colocarem na boca e causarem acidentes. Para as meninas será permitido o uso somente de brincos do tipo cirúrgico, pois são mais difíceis de retirar da orelha. A escola não se responsabiliza por perdas ou extravios de pertences que não foram solicitados na lista de material ou pela professora. Para melhor organização faz-se necessário que todos os pertences da criança contenham o nome gravado em local visível.

Brinquedos:

Fica estabelecido que somente será permitido a criança trazer um brinquedo na sexta-feira e este deverá conter o nome da criança em local visível. A escola não se responsabiliza pela perda ou dano a brinquedos. Brinquedos que estimulem a violência (armas, espadas, facas...), que forem muito pequenos ou que contenham muitas peças são proibidos. Também não são permitidos brinquedos que necessitem de espaços mais amplos (patins, skates, motocas, bicicletas...)

Celulares e aparelhos eletrônicos:

É proibido uso de celulares, tabletes, MP3 entre outros aparelhos eletrônicos pelos alunos dentro das dependências da escola. O descumprimento desta norma poderá implicar na retenção dos mesmos pela direção.

Uniforme escolar

O uso do uniforme é obrigatório diariamente (exceto para turma do Berçário). Usar o uniforme escolar é uma maneira de fazer parte de uma comunidade; é uma referência da coletividade e principalmente auxilia a segurança nas saídas pedagógicas. O uso cotidiano do uniforme evita o desgaste de roupas e não permite que a escola se torne uma “passarela de moda”. Os uniformes podem ser encomendados através do watts da escola (98425-7311) ou diretamente na Malharia Letmar (3322-8033). O prazo de entrega é de até 20 dias após a data da encomenda. Os pais serão avisados quando os mesmos forem entregues na escola para efetuarem o pagamento e retirada em até 5 dias.

Comunicação escolar:

O principal meio de comunicação entre as famílias e escola é a agenda fornecida pela escola. Por isso faz-se necessário seu envio diário com assinatura dos pais. Recados para as professoras deverão ser sempre anotados na página do dia. Recados, lembretes, cardápios e avisos em geral serão transmitidos através do grupo de watts de cada turma pela direção da escola. Este meio de comunicação é apenas com a secretaria. Recados para as professoras devem estar escritos na agenda. Para emergências o meio de comunicação é o telefone fixo da escola (3037-3289).

Atividades pedagógicas

As turmas Infantil II, Infantil III, Infantil IV e Infantil V utilizarão no período vespertino o material didático (apostilas) do Sistema Trilhas, da Editora FTD. Este material deverá ser adquirido via e-comerce através do site, login e senha fornecidos pela escola. A turma do Infantil I utilizará apostila de material próprio da escola, a ser adquirido na secretaria.

No período matutino os alunos participarão das atividades das Oficinas Pedagógicas. Para que estas oficinas aconteçam poderão ser solicitados materiais alternativos ou ingredientes culinários através do grupo de watts com antecedência.

Quando o aluno ausentar-se da escola por qualquer que seja o motivo, as atividades realizadas nesta data não serão recuperadas pela professora.

Material escolar:

Para realizar as atividades pedagógicas a escola irá adquirir os materiais necessários. Para esta aquisição cada criança terá um valor de taxa de material escolar pago por seu responsável financeiro. Estes materiais serão utilizados coletivamente. Cada aluno receberá no ato da matrícula ou renovação de matrícula uma Lista de Itens Individuais. Estes itens deverão ser entregues para professora regente no primeiro dia de aula do aluno.

Enchentes:

Em caso de enchente em nosso município, de comum acordo com o poder público e demais escolas particulares do município, a escola não realizará atendimento a partir da informação por órgão competente, que o nível do rio chegará a 9 metros. Em primeira instância, fechando por 1 dia e gradativamente ir permanecendo fechada mediante a necessidade apresentada. As informações oficiais sempre serão publicadas no site da escola, Facebook e Watts da escola.

Mudança de endereço ou telefone:

Em caso de mudança de endereço ou telefone, é obrigação dos pais informar a secretaria da escola. Pois em caso de emergências os pais serão avisados o mais breve possível.

Atendimento aos pais:

As professoras somente atenderão os pais/familiares com hora marcada. As conversas na porta/portão/parque atrapalham o trabalho do grupo, visto que os alunos ficam sem o atendimento específico das professoras. Os horários disponíveis são os de aulas extras (Educação Física, Inglês e Musicalização).
A psicóloga da escola atende, com hora marcada, uma família por semana. Os atendimentos com esta profissional podem ser solicitados pela escola ou família.

Avaliação:

A avaliação na Educação Infantil acontece por meio de observações e registros constantes pelos educadores que acompanham os alunos. Em nossa escola a avaliação é entregue no final do primeiro semestre em reuniões agendadas e também no término do segundo semestre. As datas são definidas no calendário anual.

Sistema de diária:

Para alunos matriculados no meio período a escola dispõem da possibilidade de frequentar o outro período através do pagamento de diária. Para esta modalidade é necessário ver a disponibilidade de vaga na secretaria da escola. O valor da diária deve ser pago em espécie no mesmo dia em que o aluno for frequentar. A escola não concede troca de período sem cobrança.

Aulas passeio e saídas recreativas:

No decorrer do ano letivo podem ocorrer passeios de estudo ou saídas da escola para fins recreativos. Para estas saídas serão enviados informativos, via agenda, com a data, local, horários e valores a serem pagos. A participação nestes passeios é facultativa. Porém o aluno que não participar do passeio deverá permanecer em casa, pois todos os profissionais estarão envolvidos no mesmo. Nestas saídas é obrigatório o uso completo do uniforme escolar.

Registros fotográficos e de imagem

De acordo com o Contrato de Prestação de Serviço a escola possui autorização para divulgação de fotos e vídeos de seus alunos em suas redes sociais.
Fica proibido o registro fotográfico dentro das dependências das escola por pais, familiares ou funcionários.
Os registros fotográficos de atividades realizadas nas turmas são postados sempre que possível.
A escola possui câmeras de monitoramento interno em todas as dependências da escola. Na secretaria há uma central, que dispõe em tempo real, imagens dos espaços monitorados, que pode ser conferida pelas famílias e equipe da escola. As câmeras tem a finalidade de manter registrado qualquer situação ocorrida ao longo do dia. Em caso de dúvidas, essas imagens poderão ser conferidas na secretaria da escola em até 7 dias. A escola não envia imagens através de e-mail ou watts para as famílias.

Atividades extras

A escola oferece, no período vespertino, para todos os alunos matriculados nas turmas de Infantil I, Infantil II, Infantil III, Infantil IV, Infantil V e Apoio Escolar as atividades extras de Educação Física, Inglês e Musicalização. As aulas acontecem nas dependências da escola, tem a duração de 30 minutos por turma. O dia da semana de cada aula será divulgado pela escola no início do ano letivo. Estas atividades já estão inclusas no valor da mensalidade.
A escola oferece ainda, aulas extras facultativas de Ballet, Judô, Teatro e Natação. Estas são ministradas por professores terceirizados e pagas a parte. Cada aluno terá direito a uma aula experimental destas aulas. Caso o aluno tenha interesse em realizar a aula deverá ser preenchida a ficha de inscrição e realizada a assinatura do Contrato de Prestação de Serviço da aula com o devido professor responsável ou academia.