Proposta Pedagógica

Acreditamos que nos primeiros anos de vida a criança deve ser orientada e estimulada para que venha desenvolver suas potencialidades, afim de desenvolver novas habilidades. Esses estímulos devem levar em consideração as capacidades físicas, intelectuais e emocionais de cada criança, bem como suas vivências no ambiente familiar.
Em um ambiente repleto de recursos apropriados para o atendimento de crianças na faixa etária da modalidade de Educação Infantil e por meio das interações diárias entre educadores, alunos e familiares a aprendizagem torna-se significativa e concreta. Essas interações frequentes auxiliam na formação de nossas crianças tornando-as capazes de colaborar para formação de um ambiente cooperativo, criativo e de trocas de experiências.
As vivências na Escola Infantil Doce Lar respeitam as crianças como indivíduos únicos, com tempo e histórias peculiares, que devem ser inseridos na sociedade com plena consciência de seu papel como cidadão. Dentro desta perspectiva o educador tem um papel importante de ser mediador de práticas que estimulem a curiosidade, senso crítico, pensamento lógico, autonomia, afetividade, desenvolvimento emocional e cooperação.
A convivência e participação ativa dentro da comunidade escolar são direitos assegurados dentro das práticas planejadas. Por meio de brincadeiras, explorações e livre expressão a criança passa a se conhecer e conhecer o outro, construindo assim sua identidade no ambiente social.
As atividades didático pedagógicas são realizadas através de dinâmicas de grupo mediadas pelo educador dentro de uma perspectiva lúdica que conduz a criança a interagir de maneira prazerosa, unindo o brincar as múltiplas aprendizagens. Estas dinâmicas têm relação ao registro gráfico que será orientado nas Oficinas Pedagógicas ou atividades do Sistema de Ensino Trilhas, da Editora FTD.
Dentre as muitas práticas adotadas na escola ofertamos Oficinas Pedagógicas com temas previamente definidos que buscam relacionar esses temas com situações que venham de encontro com a proposta pedagógica da escola.
Os livros do Sistema de Ensino Trilhas auxiliam as crianças a ampliarem a compreensão de mundo e promovem através de sua proposta de trabalho a formação pessoal e social. O material está dividido em áreas de aprendizagem que vem de encontro com os Campos de Experiências propostos na Base Nacional Comum Curricular.

 

MISSÃO

Oferecer à crianças de 4 meses à 6 anos, na modalidade de Educação Infantil, e de 7 à 10 anos em Jornada Ampliada (Apoio Escolar) educação de qualidade para o pleno desenvolvimento de sua autonomia, ampliando seus laços de afetividade, auxiliando na aquisição de conhecimento, ensinando regras de convivência e respeitando o tempo, a individualidade e maneira de ser de cada aluno. Auxiliando-os assim a tornarem-se cidadãos responsáveis e seguros.

 

OBJETIVOS GERAIS

* Oferecer a comunidade escolar um espaço adequado a suas necessidades básicas e que venha propiciar conforto e tranquilidade;
* Ofertar ensino de qualidade para que os alunos sejam estimulados nos aspectos físico, emocional, intelectual, cognitivo e motor;
* Exercitar a autonomia, levando em conta as potencialidades e limitações de cada faixa etária.
* Fortalecer os vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;
* Instigar a diversidade de experiências, propiciar autonomia, iniciativa, criatividade e construção de conhecimentos, com seus primeiros signos e significados, transformando a curiosidade natural das crianças em novos padrões cognitivos;
* Propiciar envolvimento nas práticas sociais de leitura e escrita, a fim de que comece a perceber a necessidade de utilizar a escrita em situações cotidianas.

services